segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A Ira

" O Jovem Cristão no Mundo Contemporâneo"

Todos nós conhecemos um popular e poderoso super-herói que quando se estressa, tem uma alta descarga de adrenalina radioativa em seu corpo, o transformando completamente, ganhando proporções físicas absurdas, além de extrema forma, resistência e outras habilidades. Porém, tudo somente funciona alimentado pela sua fúria.
Reparamos que quando o Incrível Hulk entra em ação, ele nem mesmo consegue falar. São poucas palavras intercaladas com berros e urros. O raciocínio também é pouco calculado, porque todas as ações deixam um rastro de destruição. No final, o monstro verde volta a ser um cientista, porém boa parte da arena escolhida pela ação foi transformada em uma zona caótica tomada de escombros.
Essa é a consequência da ira.
O cristão precisa aprender a ser calculado e meticuloso. Nossas ações, sejam elas boas ou más nos traz consequências que podem ser permanentes e até mesmo desastrosas, isso quando também não lhe trouxer uma má reputação.
A ira nos faz perder o controle. Damos espaço para que o outro "eu" entre em ação de uma forma repentina, desastrosa e devastante, destruindo o seu moralismo, educação e boa índole. Quando o efeito passar, ele pode destruir irreparavelmente algumas amizades.
É claro que o cristão tem o direito de se zangar por algo. Não há nada de errado em impor o seu direito e demonstrar revolta. Porém, preste atenção se você não está indo longe demais. Saiba impor seu direitos e demonstrar indignação tudo dentro dos limites.
E assim você será sempre íntegro e equilibrado.
"Evite a ira e rejeite a fúria;
não se irrite: isso só leva ao mal."
Salmos 37:8


Leo Vieira é escritor acadêmico, reverendo, Capelão, Professor e Mestre em Teologia pelo Ateneu Científico São Lucas e Doutor em Teologia pelo Instituto Teológico Úlfilas.

Um comentário:

  1. "Sou cristão, não perfeito". É exatamente isso. As pessoas, principalmente hoje em dia, acham que quem é cristão, naõ pode se zangar, não pode ficar nervoso, mas estão errados. Também somos humanos, poxa. Mas também, devemos ter noção de até onde vai nossa ira.
    Gostei muito da mensagem, parece que foi escrita especialmente para mim.
    Sabe quando você está precisando de uma palavra, então, era a minha situação.
    Que Deus continue te abençoado, irmão.

    ResponderExcluir